A alvenaria estrutural nada mais é que uma construção que tem como base as próprias paredes para a sustentação da obra, e por isso não é recomendada para uso de prédios. Tem como objetivo vedar a casa e suportar o peso da ocupação.
A alvenaria estrutural tem ganhado espaço no mundo das construções, o motivo disso é a redução de tempo e a economia que somadas fazem muita diferença para o construtor. Muitos lotes de condomínio utilizam esse tipo de construção por suas qualidades. Mas a alvenaria estrutural não possui apenas qualidades.
Mesmo sendo uma opção inteligente e racionalizada, acaba sendo muito econômica, porém pelo fato de ser uma construção que não utiliza vigas, acaba colocando o peso da estrutura diretamente nas paredes, que por sua vez nunca poderão ser destruídas, pois poderá causar o desabamento da casa.
Caso haja a necessidade de alguma parede ser derrubada, é necessária a avaliação de algum profissional para que o cálculo seja feito, e em cima dessas informações, ele irá determinar se a parede pode ou não ser derrubada sem correr riscos de desabamento.
Agora vamos mostrar o exemplo de como seria as vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural e da convencional, podendo assim determinar quais dos tipos deve ser usado na obra.
Desta maneira, o uso da alvenaria estrutural parece ser um modelo melhor a ser seguido, mas a impossibilidade da destruição das paredes é algo muito importante, e precisa ser pesado na hora da decisão final. O profissional também precisa ter um conhecimento mais amplo para que seja qualificado na hora de executar um projeto com alvenaria estrutural, pois qualquer erro pode causar enormes prejuízos e acidentes.